O profissional responsável pelo tratamento interventivo pode variar, de acordo com as dificuldades apresentadas pelo indivíduo. Uma pessoa com dislexia pode precisar de acompanhamento especializado de um psicólogo, pedagogo, psicopedagogo ou fonoaudiólogo. O importante é que este profissional tenha conhecimento sobre os déficits no processamento fonológico normalmente responsáveis pela dislexia. Além disso, recomenda-se não atribuir toda a responsabilidade a um…
Cabe reforçar que não há prescrição de medicamentos para quadros de dislexia, e sim adaptações pedagógicas aliadas ao atendimento especializado de um profissional da área de saúde ou educação (psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo ou professor de educação especial). O processo de intervenção varia de acordo com a dificuldade e as necessidades do indivíduo. O foco do trabalho interventivo deve ser fortalecer…
O trabalho de intervenção com crianças em risco de dislexia é composto por atividades e jogos que ajudam a desenvolver e fortalecer habilidades de linguagem, principalmente a consciência fonológica, antes de elas iniciarem o ensino fundamental. Esse trabalho pode ser feito por pais, cuidadores ou professores.
Identificar o risco de dislexia é importante porque o cérebro da criança pequena ainda é mais plástico e isso permite que ela se beneficie mais de uma intervenção. Além disso, a cada ano que passa, a criança fica mais atrasada e precisa compensar milhares de palavras não lidas para tentar alcançar seus colegas. Ao longo do tempo, essa criança pode…
Os seguintes comportamentos, atrasos e dificuldades podem estar associados à dislexia: Atraso para aprender a falar; Erros ao pronunciar palavras longas (cacholo / cachorro; helicótero / helicóptero); Dificuldade para aprender nomes de números, cores, formas geométricas e letras; Dificuldade para reconhecer palavras que rimam (gato / pato; pão / cão); Dificuldade para aprender letras de músicas infantis; Dificuldade para se…
O Instituto ABCD não realiza atendimentos nem avaliações clínicas. Dentre nossos objetivos, destacam-se os programas de formação e atualização de profissionais da educação e da saúde, visando à construção de uma rede de apoio à pessoa com transtorno específico de aprendizagem. Para a avaliação, contamos com instituições parceiras que integram nosso Programa Centros de Referência e núcleos de apoio independentes.…
Sim. Com um diagnóstico apropriado, uma intervenção de alta qualidade, esforço e apoio emocional, pessoas com dislexia conseguem alcançar sucesso na escola, no trabalho e na vida.
O impacto da dislexia varia em cada pessoa, de acordo com a manifestação e a intensidade de seus sintomas. Fatores ambientais, como acesso a diagnóstico, intervenção e educação de alta qualidade, também determinam o impacto dessa condição na vida do indivíduo. Além dos sintomas relacionadas à linguagem oral e escrita, também é importante considerar os efeitos que a dislexia pode…
Não. Há pessoas disléxicas de todos os níveis de inteligência. A dislexia é considerada uma dificuldade de leitura inesperada quando comparada às capacidades cognitivas da pessoa em outras atividades e domínios. Acredita-se que o disléxico geralmente tenha uma maneira diferente de pensar e enxergar o mundo, e que isso pode ser um ativo em várias situações e contextos.
Sim. A dislexia acontece em um continuum. A manifestação e a intensidade dos sintomas variam de pessoa para pessoa. Não há um corte natural separando os disléxicos dos bons leitores e, assim como ocorre na hipertensão, o nível de dislexia é definido de acordo com um ponto de corte pré-estabelecido. Portanto, algumas crianças que apresentam dificuldades de leitura podem não…