teste rápido de dislexia
Sobre a avaliação

Uma avaliação cuidadosa é o ponto de partida para garantir que a pessoa com dislexia tenha acesso aos acompanhamentos e suportes necessários. Ela possibilita que a criança, adolescente ou adulto e sua família tenham um entendimento mais preciso sobre a natureza das dificuldades e habilidades apresentadas, podendo assim, buscar soluções apropriadas.

O devido processo de avaliação permite descobrir se uma pessoa tem um transtorno de aprendizagem, uma outra condição que afeta a aprendizagem (como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) ou uma dificuldade passageira, derivada de uma situação que está vivendo.

No Brasil, a avaliação geralmente é feita por uma equipe multidisciplinar, composta por diferentes profissionais. A composição dessa equipe pode variar dependendo dos sintomas apresentados e do centro ou clínica responsável pela avaliação. A equipe pode ser constituída por psicólogo, neuropsicólogo, fonoaudiólogo, médico (pediatra, neuropediatra, neurologista e/ou psiquiatra) e psicopedagogo. A vantagem da equipe multidisciplinar é garantir uma avaliação integral, em que cada profissional contribui com entendimentos e olhares específicos de sua área de conhecimento. Para que a avaliação multidisciplinar funcione, é fundamental que a equipe se reúna e compartilhe os resultados das avaliações especializadas, chegando a uma conclusão representativa de todas as áreas investigadas.

O processo de avaliação deve incluir a produção de um relatório com informações relevantes e orientações para a pessoa com dislexia e sua família. Quando se tratar de criança ou adolescente, é importante que a escola também receba um relatório contemplando estratégias de ensino e outras recomendações para atender às necessidades do aluno.

Onde realizar a avaliação?

O Instituto ABCD não realiza atendimentos nem avaliações clínicas. Dentre nossos objetivos,  destacam-se os programas de formação e atualização para profissionais da educação e da saúde, visando à construção de uma rede de apoio à pessoa com dislexia.

Para a avaliação diagnóstica, recomendamos alguns centros de avaliação. Também oferecemos um teste rápido para detectar possíveis sinais de dislexia em adultos.

Como procurar um diagnóstico de dislexia no SUS?

O que se deve investigar?

Partindo do princípio de que a dislexia é consequência de um déficit no processamento fonológico, as seguintes habilidades devem ser examinadas:

  • Consciência fonológica – habilidade para reconhecer e manipular sons da língua falada.
  • Memória fonológica – habilidade para lembrar e utilizar sons, sílabas e palavras.
  • Nomeação automática rápida – habilidade para nomear objetos, cores, letras e dígitos de forma rápida.
  • Vocabulário receptivo – compreensão de palavras ouvidas.
  • Associação fonema-grafema  – compreensão da relação entre os sons e seus símbolos (letras e sequências de letras).
  • Decodificação – habilidade para utilizar as associações entre sons e letras a fim de identificar e pronunciar palavras escritas.
    • Decodificação de palavras reais
    • Decodificação de pseudopalavras
  • Leitura oral fluente – habilidade para ler de forma correta, com fluência e entonação apropriada, facilitando a compreensão.
    • Leitura fluente de palavras
    • Leitura fluente de frases, parágrafos e textos
  • Compreensão leitora – competência de interpretar e compreender informações de um texto escrito.
  • Soletração e ortografia.
  • Escrita.
    • Escrita de palavras
    • Escrita de frases
    • Escrita de parágrafos
    • Escrita de textos

Também é importante colher dados sobre o desenvolvimento da criança ou adolescente por meio de conversas e/ou questionários com a família e da análise do histórico escolar. Além da avaliação das habilidades de linguagem (listadas acima), é preciso examinar habilidades específicas, como a inteligência, a atenção e a memória.

As habilidades matemáticas também podem ser avaliadas como parte do processo diagnóstico. Alguns alunos com dislexia têm dificuldade para decorar e nomear informações numéricas, como a tabuada, mas apresentam habilidades matemáticas adequadas na realização de cálculos e na resolução de problemas. Além disso, um baixo desempenho em matemática pode ser consequência da dificuldade para ler os enunciados dos problemas. Ao avaliar as habilidades matemáticas, é importante considerar se as dificuldades apresentadas são apenas consequência da dislexia ou se vão além, podendo indicar uma discalculia.