Sobre a avaliação
Uma avaliação cuidadosa é o ponto de partida para garantir que a pessoa com dislexia tenha acesso aos acompanhamentos e suportes necessários. Ela possibilita que a criança, adolescente ou adulto e sua família tenham um entendimento mais preciso sobre a natureza das dificuldades e habilidades apresentadas, podendo assim, buscar soluções apropriadas.
O devido processo de avaliação permite descobrir se uma pessoa tem um transtorno específico da aprendizagem, uma outra condição que afeta a aprendizagem (como o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade) ou uma dificuldade passageira, derivada de uma situação que está vivendo.
No Brasil, a avaliação geralmente é feita por uma equipe multidisciplinar, composta por diferentes profissionais. A composição dessa equipe pode variar dependendo dos sintomas apresentados e do centro ou clínica responsável pela avaliação. A equipe pode ser constituída por psicólogo, neuropsicólogo, fonoaudiólogo, médico (pediatra, neuropediatra, neurologista e/ou psiquiatra) e psicopedagogo. A vantagem da equipe multidisciplinar é garantir uma avaliação integral, em que cada profissional contribui com entendimentos e olhares específicos de sua área de conhecimento. Para que a avaliação multidisciplinar funcione, é fundamental que a equipe se reúna e compartilhe os resultados das avaliações especializadas, chegando a uma conclusão representativa de todas as áreas investigadas.
O processo de avaliação deve incluir a produção de um relatório com informações relevantes e orientações para a pessoa com dislexia e sua família. Quando se tratar de criança ou adolescente, é importante que a escola também receba um relatório contemplando estratégias de ensino e outras recomendações para atender às necessidades do aluno.
Como procurar um diagnóstico de dislexia no SUS
Infográfico com passo a passo sobre como procurar um diagnóstico de dislexia no SUS.
Teste rápido para detectar possíveis sinais de dislexia em adultos
Teste rápido para detectar possíveis sinais de dislexia em crianças
O que se deve investigar?
Partindo do princípio de que a dislexia é consequência de um déficit no processamento fonológico, as seguintes habilidades devem ser examinadas:
- Consciência fonológica – habilidade para reconhecer e manipular sons da língua falada.
- Memória fonológica – habilidade para lembrar e utilizar sons, sílabas e palavras.
- Nomeação automática rápida – habilidade para nomear objetos, cores, letras e dígitos de forma rápida.
- Vocabulário receptivo – compreensão de palavras ouvidas.
- Associação fonema-grafema – compreensão da relação entre os sons e seus símbolos (letras e sequências de letras).
- Decodificação – habilidade para utilizar as associações entre sons e letras a fim de identificar e pronunciar palavras escritas.
- Decodificação de palavras reais
- Decodificação de pseudopalavras
- Leitura oral fluente – habilidade para ler de forma correta, com fluência e entonação apropriada, facilitando a compreensão.
- Leitura fluente de palavras
- Leitura fluente de frases, parágrafos e textos
- Compreensão leitora – competência de interpretar e compreender informações de um texto escrito.
- Soletração e ortografia.
- Escrita.
- Escrita de palavras
- Escrita de frases
- Escrita de parágrafos
- Escrita de textos
Também é importante colher dados sobre o desenvolvimento da criança ou adolescente por meio de conversas e/ou questionários com a família e da análise do histórico escolar. Além da avaliação das habilidades de linguagem (listadas acima), é preciso examinar habilidades específicas, como a inteligência, a atenção e a memória.
As habilidades matemáticas também podem ser avaliadas como parte do processo diagnóstico. Alguns alunos com dislexia têm dificuldade para decorar e nomear informações numéricas, como a tabuada, mas apresentam habilidades matemáticas adequadas na realização de cálculos e na resolução de problemas. Além disso, um baixo desempenho em matemática pode ser consequência da dificuldade para ler os enunciados dos problemas. Ao avaliar as habilidades matemáticas, é importante considerar se as dificuldades apresentadas são apenas consequência da dislexia ou se vão além, podendo indicar uma discalculia.
Praça da Dislexia
Ainda tem dúvidas sobre processo de avaliação, diagnóstico ou profissionais envolvidos? Vem para a Praça da Dislexia! A Praça da Dislexia é uma comunidade virtual onde familiares, educadores, especialistas e disléxicos podem trocar experiências, dúvidas e informações que ajudam a compreender melhor as características da dislexia e, assim, criar uma rede de apoio. Junte-se a nós nessa conversa!