O que é discalculia?

Discalculia é um termo alternativo para se referir ao transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática. Características comuns incluem prejuízos no senso numérico, na memorização de fatos aritméticos, na precisão ou fluência de cálculo, e no raciocínio matemático. A pessoa com discalculia apresenta um desempenho matemático significativamente abaixo do esperado considerando-se sua idade cronológica, suas experiências e suas oportunidades educacionais.

A discalculia costuma estar associada à dislexia porque frequentemente aparecem juntas. Alguns pesquisadores acreditam que o alto índice de coexistência de dislexia e discalculia é uma consequência de fatores compartilhados por ambas as condições, como o déficit na memória de trabalho. Entretanto, não se pode assumir que todas as pessoas com dislexia têm dificuldades em matemática ou que todas as pessoas com discalculia apresentam dificuldades em leitura e escrita. A manifestação de sintomas varia em cada indivíduo. Os domínios e sub-habilidades prejudicados são determinantes para codificar um transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na leitura, na expressão escrita e/ou na matemática (discalculia).

Assim como ocorre na dislexia, os sinais e manifestações de discalculia variam em cada pessoa. Além disso, esse transtorno pode afetar uma mesma pessoa de diferentes formas ao longo de sua vida. É importante lembrar que as dificuldades de uma pessoa com discalculia não aparecem apenas na aula de matemática, mas também em sua vida cotidiana.

Para saber mais sobre as semelhanças e diferenças entre a discalculia e a dislexia, veja o infográfico preparado pelo Instituto ABCD e o Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (UFMG)

discalculia
Alguns sintomas que podem estar presentes na discalculia:

 

  • Senso numérico fraco;
  • Dificuldade para estimar quantidades;
  • Dificuldade para contar de trás para a frente;
  • Dificuldade para lembrar de fatos matemáticos básicos, mesmo tendo passado por muitas horas de prática;
  • Dificuldade para entender o valor posicional de algarismos;
  • Dificuldade para entender a função do número zero no sistema numérico hindu-arábico;
  • Esquecimento de estratégias matemáticas, principalmente de procedimentos longos com várias etapas, como a divisão de números grandes;
  • Dificuldade para guardar números na memória de trabalho enquanto resolve problemas matemáticos;
  • Ansiedade relacionada à matemática e qualquer outra atividade que envolva números;
  • Lentidão para fazer cálculos;
  • Habilidade de aritmética mental fraca em relação à idade ou ao nível de escolaridade;
  • Dificuldade para aprender a ler as horas;
  • Dificuldade para calcular o tempo.

Como as habilidades matemáticas se desenvolvem ao longo dos anos, a insegurança e as dificuldades nessa disciplina também tendem a evoluir com o tempo. Portanto, é importante identificar a discalculia cedo e agir antes que ela se torne mais grave.

Sinais de discalculia na educação infantil:
  • Dificuldade para aprender a contar;
  • Dificuldade para reconhecer padrões simples;
  • Dificuldade para entender o significado dos numerais (como associar o numeral 3 a um conjunto de três objetos ou à palavra oral três);
  • Dificuldade para entender o conceito de enumeração (associar um número a uma quantidade de objetos).
Sinais de discalculia nos anos iniciais do ensino fundamental:
  • Dificuldade de aprender e lembrar fatos numéricos, como 4 + 2 = 6;
  • Uso excessivo dos dedos para contar, em vez de utilizar métodos mais avançados;
  • Dificuldade para identificar símbolos matemáticos (como + e -) e usá-los corretamente;
  • Dificuldade para entender linguagem matemática, como mais que e menos que;
  • Dificuldade para entender o valor posicional dos algarismos (confundindo 12 e 21, por exemplo).
Sinais de discalculia nos anos finais do ensino fundamental:
  • Dificuldade para entender conceitos matemáticos, como a propriedade comutativa (3 + 5 é igual a 5 + 3) e a inversão (saber a resposta para 3 + 26 – 26 sem precisar calcular);
  • Dificuldade de selecionar uma estratégia para resolver problemas matemáticos;
  • Dificuldade para lembrar o placar em jogos e atividades esportivas;
  • Dificuldade de calcular o preço total de dois ou mais itens;
  • Evitação de situações que envolvam números, como jogos, esportes e outras atividades.
Sinais de discalculia no ensino médio:
  • Dificuldade para entender informações apresentadas em tabelas e gráficos;
  • Dificuldade para lidar com dinheiro, como calcular o troco ou a gorjeta;
  • Dificuldade para medir ingredientes em uma receita;
  • Insegurança em atividades que envolvem velocidade, distância e direção. Pode se perder com facilidade;
  • Dificuldade para encontrar diferentes estratégias para resolver um problema matemático.