Os seguintes comportamentos, atrasos e dificuldades podem estar associados à dislexia:
- Atraso para aprender a falar;
- Erros ao pronunciar palavras longas (cacholo / cachorro; helicótero / helicóptero);
- Dificuldade para aprender nomes de números, cores, formas geométricas e letras;
- Dificuldade para reconhecer palavras que rimam (gato / pato; pão / cão);
- Dificuldade para aprender letras de músicas infantis;
- Dificuldade para se expressar oralmente e para contar e recontar histórias;
- Dificuldade para seguir instruções verbais;
- Demora para desenvolver o vocabulário e aprender palavras novas;
- Dificuldade com sons específicos (f/v; b/p);
- Dificuldade e/ou falta de interesse para aprender as letras;
- Dificuldade e/ou falta de interesse para aprender a escrever o próprio nome.
Pais, familiares, professores e outros profissionais da educação infantil podem reconhecer esses sinais e começar a ajudar a criança antes mesmo do ensino fundamental. Há muitos tipos de atividades que ajudam a criança a desenvolver a consciência fonológica e, assim, criar uma base para a alfabetização e as futuras aprendizagens.