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A avaliação da dislexia permite a elaboração de uma documentação detalhada das habilidades prejudicadas e também dos potenciais de cada indivíduo. No contexto escolar, é o documento formal que garante as acomodações e adaptações pedagógicas necessárias. O registro da avaliação permite que o especialista, a escola e a família planejem e acompanhem o processo interventivo e o desempenho do disléxico…
Recomenda-se que o diagnóstico formal seja feito após dois anos de escolarização formal. Assim, garantimos que a criança tenha sido suficientemente exposta à linguagem escrita e podemos descartar a hipótese de ela apenas ainda não ter tido oportunidades suficientes para se alfabetizar. Entretanto, existem sinais precursores que já podem ser identificados no período pré-escolar. Ao examinar a consciência fonológica e…
Estudos de imagens cerebrais mostram que crianças com dislexia geralmente demonstram uma ativação cerebral diferente de crianças sem dislexia. Inclusive, hoje já se sabe quais são as regiões cerebrais responsáveis por essas falhas e dificuldades na hora de ler. Na maioria dos casos, isso decorre de influências genéticas.
Sim. A dislexia é considerada um transtorno específico de aprendizagem (TEAp) porque seus sintomas geralmente afetam o desempenho acadêmico de quem tem dislexia. O termo “específico” também significa que as dificuldades observadas não podem ser justificadas por outras alterações neurológicas, sensoriais, motoras e/ou cognitivas. Ela afeta, principalmente, o processo de alfabetização.
O processamento fonológico refere-se à habilidade de analisar a fala oral, identificando desde palavras individuais, partes de palavras e sílabas até os menores componentes de som (fonemas). A velocidade e a capacidade de armazenar, manipular e resgatar os componentes sonoros da palavra também fazem parte do processamento fonológico.
A dislexia é um transtorno específico da aprendizagem que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem, dificultando o processo de alfabetização. Ela tem suas raízes em diferenças nos sistemas cerebrais responsáveis pelo processamento fonológico que resultam em dificuldade para processar os sons das palavras e associar os sons com as letras ou sequências de letras que os representam. Outros fatores…