especialistas em dislexia

Especialista

Esta seção é dedicada a profissionais que trabalham com pessoas com dislexia, com informações e materiais direcionados a fonoaudiólogos, psicólogos, neuropsicólogos, psicopedagogos, entre outros especialistas das áreas de saúde e educação inclusiva. O Instituto ABCD tem o compromisso de gerar e disseminar conhecimentos que possam promover melhores práticas de identificação, avaliação e intervenção da dislexia

especialistas em dislexia

Especialistas

Esta seção é dedicada à profissionais que trabalham com pessoas com dislexia. O Instituto ABCD tem o compromisso de gerar e disseminar conhecimentos que possam promover melhores práticas de identificação, avaliação e intervenção da dislexia. Aqui você pode encontrar informações e materiais direcionados à profissionais da saúde e da educação inclusiva.

Mapa da Dislexia

O Instituto ABCD criou o Mapa da Dislexia com o objetivo de construir uma rede de apoio para pessoas com dislexia. Nesse mapa, você localiza centros de avaliação e tratamento, clínicas de atendimento e especialistas perto de você. Também é possível encontrar outras pessoas com dislexia para dividir experiências e trocar informações.

Ver Mapa Adicionar ao mapa

Recursos para especialistas
materiais e livros para disléxicos

Entendendo a DislexiaCurso livre e gratuito desenvolvido pelo iABCD em parceria com a Associação Britânica de Dislexia para apresentar a dislexia a todos os interessados em aprender sobre ela. Com esse curso, você saberá: o que é a dislexia, as principais teorias sobre suas causas, como identificá-la, os direitos de pessoas com dislexia e muito mais!

Guia de Boas Práticas – Subsídio para especialistas, clínicas e unidades de atendimento que pretendem estruturar um centro de atendimento para crianças e adolescentes com transtornos e dificuldades de aprendizagem.

Fichas de Atividades – Materiais desenvolvidos pelo iABCD para ajudar crianças no processo de alfabetização e no desenvolvimento das habilidades matemáticas.

Recomendações extraídas do “Best Evidence Encyclopedia Johns Hopkins University” – A partir de um levantamento de 96 estudos de programas oferecidos para alunos com dificuldades persistentes em leitura e escrita, a Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, organizou quatro recomendações para a abordagem educacional com essas crianças.

Dislexia é um dom? – A ideia de que a dislexia vem acompanhada de dons cognitivos é a base do movimento que celebra as vantagens de ser disléxico. Este infográfico do Instituto ABCD ilustra as vantagens e as desvantagens de ver a dislexia como um dom.

Como procurar um diagnóstico de dislexia no SUS – Informações sobre como procurar um diagnóstico de dislexia através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Artigos do iABCD:

videos para disléxicos

Como Estrelas na Terra (2007) – O filme do indiano Aamir Khan conta a história de Ishaan, menino de 9 anos que sofre com a dislexia e não é compreendido pelos professores e pais.

aplicativos para disléxicos

EduEduUma solução gratuita para alunos com dificuldades em português, criada pelo Instituto ABCD. A partir de uma breve avaliação, identificamos em que a criança precisa melhorar e criamos atividades personalizadas para garantir o sucesso escolar. O EduEdu acompanha a evolução da criança ao longo do ano, monitorando seu progresso e gerando novas atividades. Nosso material é dinâmico e divertido, incluindo uma variedade de atividades, jogos, músicas e textos. Diversão aqui é coisa séria: somos totalmente alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Speechy – Aplicativo grátis para iOS que escreve o texto ditado por você.

UbookAplicativo pago para celular e tablet que oferece milhares de livros, e-books, podcasts, revistas e jornais em áudio.

Natural ReaderSoftware e aplicativo on-line que lê textos em diversos idiomas. O software tem versões gratuita e paga (licença permanente) para Mac e Windows e funciona com pdf, docx, txt e epub, permitindo que você mude a velocidade de leitura e a voz do leitor. A versão on-line lê arquivos em formato pdf, txt, doc(x), epub, ods, odt, pages, ppt(x), png e jpeg, além de oferecer uma extensão para o Google Chrome.

Voice DreamAplicativo pago para iOS e Android que transforma textos em áudio, com 186 vozes em 30 idiomas. O mesmo desenvolvedor tem aplicativos de revisão e escaneamento de textos.

DicioDicionário de português disponível on-line e off-line. Além de poder ser consultado no navegador de internet, oferece aplicativo para dispositivos móveis. Entre os recursos, estão a palavra do dia e vídeos explicando dúvidas de português.

Jogos infantis:

EduEdu – Android
Domlexia – iOS | Android
Silabando – iOS | Android
Caça Palavras – iOS | Android
Mestre da Palavra – iOS | Android
ABC do Bita – iOS | Android