Este material tem como objetivo servir de suporte para especialistas e unidades de atendimento que pretendem estruturar um centro de diagnóstico e/ou intervenção para crianças e adolescentes com transtornos específicos de aprendizagem.

A convite do iABCD, pesquisadores de várias regiões do Brasil se dispuseram a compartilhar suas experiências de ensino e pesquisa no atendimento público e gratuito de qualidade para crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem. Baseado em evidências científicas, o guia apresenta práticas que podem ser implementadas por profissionais e equipes em todo país.

O grupo de parceiros técnico-científicos para a produção do guia foi formado pelas seguintes organizações:

  • Laboratório de Estudo dos Transtornos de Aprendizagem (LETRA) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Clínica de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Projeto Acerta – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) – Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” – FFC/Unesp Marília
  • UNIFESP SP
  • Projeto LEIA (Leitura, Escrita e Audição) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Grupo de Estudo e Pesquisa em Leitura e Escrita – Universidade de São Paulo (USP Bauru)
  • Projeto de Extensão Avaliação Neuropsicológica para crianças e adolescentes: diagnósticos e condutas (NEUROPSI-I) – Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
  • Projeto ELO (Escrita, Leitura e Oralidade) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Centro de Investigação de Atenção e Aprendizagem Disapre e Ciapre – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Clínica de Fonoaudiologia – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Associação Nacional de Dislexia  (AND)
  • Associação Brasileira de Dislexia (ABD)
  • Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar do Centro Paulista de Neuropsicologia – NANI/CPN
  • Serviço de Avaliação e Intervenção em Dislexia (SAID) – Universidade Presbiteriana Mackenzie