
Este material tem como objetivo servir de suporte para especialistas e unidades de atendimento que pretendem estruturar um centro de diagnóstico e/ou intervenção para crianças e adolescentes com transtornos específicos de aprendizagem.
A convite do iABCD, pesquisadores de várias regiões do Brasil se dispuseram a compartilhar sua experiências de ensino e pesquisa no atendimento público e gratuito de qualidade para crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem. Baseado em evidências científicas, o guia apresenta práticas que podem ser implementadas por profissionais e equipes em todo país.
O grupo de parceiros técnico-científicos para a realização do guia foi formado pelas seguintes organizações:
- Laboratório de Estudo dos Transtornos de Aprendizagem / Projeto LETRA – UFMG
- Clínica de Fonoaudiologia – UFRGS
- Projeto Acerta – PUCRS
- Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) –FFC/Unesp Marília
- UNIFESP SP
- Projeto LEIA (Leitura, Escrita e Audição) – UFRN
- Grupo de Estudo e Pesquisa em Leitura e Escrita – USP Bauru
- Neuropsi-i – UFMT
- Projeto ELO (Escrita, Leitura e Oralidade) – UFRJ
- Centro de Investigação de Atenção e Aprendizagem – UNICAMP (Disapre e Ciapre)
- Clínica de Fonoaudiologia – UFPB
- Associação Nacional de Dislexia – AND
- Associação Brasileira de Dislexia – ABD
- Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil – CPN/NANI
- Serviço de Avaliação e Intervenção em Dislexia (SAID) UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE