A dificuldade central da dislexia é o processamento fonológico, por isso, indivíduos com dislexia apresentam dificuldades para processar e manipular sons. Isso pode causar atraso no desenvolvimento da fala, além de outras dificuldades na linguagem oral.
Este déficit no processamento fonológico também interfere no aprendizado da leitura e da escrita, pois o disléxico enfrenta dificuldades para associar os sons das palavras com as letras ou sequências de letras que os representam.
Os sinais da dislexia incluem:
Na linguagem oral:
- Atraso no desenvolvimento da fala;
- Problemas para formar palavras de forma correta, como trocar a ordem dos sons (popica ao invés de pipoca) e confundir palavras semelhantes (umidade / humanidade);
- Erros de pronúncia, incluindo trocas, omissões, substituições, adições e misturas de fonemas;
- Dificuldade para nomear letras, números e cores;
- Dificuldade em atividades de aliteração e rima (como jogos de sons ou rimas infantis);
- Dificuldade para se expressar de forma clara e apropriada.
Na leitura:
- Dificuldade para decodificar palavras;
- Erros no reconhecimento de palavras, mesmo as mais frequentes;
- Leitura oral devagar e incorreta. Pouca fluência, com inadequações de ritmo e entonação, em relação ao esperado para a idade e a escolaridade;
- Compreensão de texto prejudicada como consequência da dificuldade de decodificação;
- Vocabulário reduzido como consequência do baixo reconhecimento de palavras.
Na escrita:
- Erros de soletração e ortografia, mesmo nas palavras mais frequentes;
- Omissões, substituições e inversões de letras e/ou sílabas;
- Dificuldade na produção textual, com velocidade abaixo do esperado para a idade e a escolaridade.