Transtorno de aprendizagem
Transtorno de aprendizagem é um termo guarda-chuva que abrange diferentes condições neurológicas que afetam a aprendizagem e o processamento de informações, como a dislexia e a discalculia. O termo é usado para descrever dificuldades específicas para adquirir habilidades acadêmicas básicas. O transtorno de aprendizagem é muitas vezes referido como Transtorno Específico da Aprendizagem (TEAp).

Além disso, este guarda-chuva pode englobar outras condições que, apesar de não serem consideradas transtornos de aprendizagem, também impactam e atrapalham o processo de aprendizado. Listamos algumas abaixo:
Outros transtornos do neurodesenvolvimento:
- Deficiências intelectuais
- Transtornos da comunicação
- Transtorno do Espectro Autista
- Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)
Outras condições que podem afetar ou agravar a aprendizagem:
- Alterações das funções executivas
- Questões emocionais
- Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação* (também conhecido como dispraxia e disgrafia)
- Alteração do processamento auditivo
- Questões socioeconômicas e culturais
(*) O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação pode prejudicar principalmente a escrita a mão.
Transtorno de aprendizagem ou dificuldade de aprendizagem?
É importante diferenciar o transtorno de aprendizagem da dificuldade de aprendizagem.
A dificuldade de aprendizagem é uma condição passageira que acontece quando influências externas atrapalham o processo de aprendizagem. Diversos fatores podem causar dificuldades de aprendizagem, como questões emocionais, problemas familiares, alimentação inadequada e ambiente desfavorável.
O transtorno de aprendizagem é uma condição neurológica (interna) que afeta a aprendizagem e o processamento de informações. Ao contrário da dificuldade de aprendizagem, o transtorno de aprendizagem é persistente.