disléxicos

Disléxico(a)

Essa seção é dedicada a pessoas com dislexia. Aqui você encontra informações, materiais e dicas que vão ajudar seu dia a dia.

dislexicos

Disléxico(a)

Essa seção é dedicada a pessoas com dislexia. Aqui você encontra informações, materiais e dicas que vão ajudar seu dia a dia.

Mapa da Dislexia

O Instituto ABCD criou o Mapa da Dislexia com o objetivo de construir uma rede de apoio para pessoas com dislexia. Nesse mapa, você pode localizar centros de avaliação e tratamento, clínicas de atendimento e especialistas perto de você. Também é possível encontrar outras pessoas com dislexia para dividir experiências e trocar informações.

Ver Mapa Adicionar ao mapa

Recursos para pessoas com dislexia
materiais e livros para disléxicos

Entendendo a Dislexia – Curso livre e gratuito desenvolvido pelo iABCD em parceria com a Associação Britânica de Dislexia para apresentar a dislexia a todos os interessados em aprender sobre ela. Com esse curso, você saberá: o que é a dislexia, as principais teorias sobre suas causas, como identificá-la, os direitos de pessoas com dislexia e muito mais!

Todos Entendem – Cartilha elaborada pelo iABCD em parceria com profissionais especializados para informar e apoiar familiares de crianças e jovens com dislexia. De forma didática, ela traz informações sobre como identificar sinais da dislexia e lidar com as dificuldades enfrentadas pelo disléxico no dia a dia. O material também oferece dicas práticas para otimizar a aprendizagem. Adultos com dislexia também podem se beneficiar do material.

Guia para Escolas e Universidades – Você conhece os direitos dos alunos com dislexia na educação básica e no ensino superior? Saiba quais são as adaptações possíveis para facilitar a vida de estudantes com transtornos de aprendizagem e, se achar necessário, apresente este material à instituição onde você estuda.

Dislexia é um dom? – A ideia de que a dislexia vem acompanhada de dons cognitivos é a base do movimento que celebra as vantagens de ser disléxico. Este infográfico do Instituto ABCD ilustra as vantagens e as desvantagens de ver a dislexia como um dom.

Como procurar um diagnóstico de dislexia no SUS – Informações sobre como procurar um diagnóstico de dislexia através do Sistema Único de Saúde (SUS).

videos para disléxicos

Série Todos Entendem – Uma série de vídeos de apoio para quem quiser entender mais sobre a dislexia e superar as dificuldades e os desafios causados por ela.

Como Estrelas na Terra (2007) – O filme do indiano Aamir Hkan conta a história de Ishaan, menino de 9 anos que sofre com a dislexia e não é compreendido pelos professores e pais.

aplicativos para disléxicos

Khan Academy – Website com aulas, conteúdos e recursos grátis para estudantes de diversas matérias, criados por especialistas. Sempre grátis.

Speechy – Aplicativo grátis para IOS que escreve o texto ditado por você.

Ubook – Aplicativo pago para celular e tablet que oferece milhares de livros, e-books, podcasts, revistas e jornais em áudio.

Audible – Plataforma on-line com uma seleção de audiolivros em português.

Natural ReaderSoftware e aplicativo on-line que lê textos em diversos idiomas. O software tem versões gratuita e paga (licença permanente) para Mac e Windows e funciona com pdf, docx, txt e epub, permitindo que você mude a velocidade de leitura e a voz do leitor. A versão on-line lê arquivos em formato pdf, txt, doc(x), epub, ods, odt, pages, ppt(x), png e jpeg, além de oferecer uma extensão para o Google Chrome.

Voice Dream – Aplicativo pago para iOS e Android que transforma textos em áudio, com 186 vozes em 30 idiomas. O mesmo desenvolvedor tem aplicativos de revisão e escaneamento de textos.

Audio Class Notes – Aplicativo gratuito para iOS para gravar aulas e organizar, com marcadores, cada tópico falado.

Dicio – Dicionário de português disponível on-line e off-line. Além de poder ser consultado no navegador de internet, oferece aplicativo para dispositivos móveis. Entre os recursos, estão a palavra do dia e vídeos explicando dúvidas de português.

DislexClub – Blog sobre dislexia que visa ajudar disléxicos e suas famílias. Nele, é possível encontrar informações sobre dislexia e outros transtornos de aprendizagem e do desenvolvimento, dicas de aplicativos e um programa de mentoria.

Jogos infantis:

EduEdu – Android
Domlexia – iOS | Android
Silabando – iOS | Android
Caça Palavras – iOS | Android
Mestre da Palavra – iOS | Android
ABC do Bita – iOS | Android